Sobre a Revista
A Revista do CLAD Reforma e Democracia dedica-se a promover o diálogo e o intercâmbio de ideias para avançar na compreensão das relações Estado-Sociedade, e a difundir propostas e alternativas para orientar as transformações necessárias na Administração Pública. Abrange, entre outros, temas relacionados à governança, às políticas públicas e ao funcionalismo público.
A revista é uma proposta do sul global para o mundo e garante sua disponibilidade por meio de acesso aberto e publicação contínua. Nossos artigos são avaliados na modalidade "duplo-cego", garantindo o anonimato de autoras/es e revisoras/es.
A revista é publicada de forma contínua, quadrimestralmente, em espanhol, português e inglês e em formato digital.
Reforma e Democracia é citada nos seguintes índices: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Scopus y Scientific Electronic Library Online (SCIELO).
Nosso público-alvo
A revista do CLAD é de caráter acadêmico e prático, portanto, é dirigida a: autoridades governamentais, funcionários, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, consultores especializados, practitioners e qualquer pessoa interessada em assuntos relacionados ao setor público.
Política de acesso aberto
A Revista do CLAD (R&D) adota a política de Open Access, permitindo o acesso livre e imediato ao seu conteúdo para promover o intercâmbio global de conhecimento. Dessa forma, a revista garante que a pesquisa esteja disponível ao público, de acordo com as políticas de acesso aberto promovidas por declarações internacionais como Budapeste, Bethesda e Berlim.
O conteúdo da revista é distribuído sob a licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-4.0), que permite aos usuários copiar, usar, difundir, transmitir e exibir publicamente o conteúdo, desde que a autoria seja citada (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0).
A revista é totalmente gratuita, portanto, não há taxas ou cobranças aos autores pelo envio, processamento editorial ou publicação de seus artigos.
Política de preservação digital
A revista conta com o sistema de preservação LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe), um programa de código aberto que garante seu arquivamento permanente e seguro. Esse serviço é fornecido pela Rede de Preservação PKP, que oferece serviços de preservação gratuitos para qualquer revista OJS que cumpra os critérios básicos.
Declaração de ética e boas práticas
A Revista do CLAD segue as normas éticas do Committee on Publication Ethics (COPE) para evitar práticas impróprias na publicação de artigos. Os autores devem garantir a originalidade e a autenticidade de seu trabalho e cumprir essas normas.
Os artigos propostos para publicação devem ser inéditos e não devem ser enviados simultaneamente a outras revistas ou órgãos editoriais.
POLÍTICA EDITORIAL
Os artigos enviados devem estar de acordo com a linha editorial da Revista, cumprir as diretrizes para autoras/es, no que se refere a estilo e formato, bem como os critérios estabelecidos de originalidade.
Após a revisão inicial, o artigo é enviado para avaliação por pares externos usando o sistema “duplo-cego”. A avaliação positiva de cada trabalho baseia-se na contribuição do artigo para o conhecimento do assunto, nas novidades fornecidas, no julgamento crítico desenvolvido, nas referências bibliográficas e em sua contribuição para as conversas em andamento e para o desenvolvimento de pesquisas futuras. Caso haja discrepância, pode ser solicitada uma revisão por um terceiro revisor/a.
Todas as propostas serão consideradas sem prejuízo quanto à posição teórica, ao ponto de vista expresso ou à metodologia empregada. Os autores são diretamente responsáveis pelas teses ou ideias expostas.
Critérios de avaliação
- Relevância: o artigo fornece novas evidências e/ou novas ideias sobre tópicos de interesse do nosso público-alvo.
- Clareza: o texto é escrito de forma clara e compreensível para um público amplo.
- Atualidade: o artigo inclui debates recentes e produção literária sobre o tema.
- Pertinência: o artigo deve estar alinhado com os interesses e as necessidades da revista e de seu público; a pertinência também implica que o conteúdo esteja em sintonia com as prioridades e as agendas atuais do setor público.
Política de originalidade
O objetivo é que todos os artigos enviados cumpram os critérios de originalidade esperados, isto é, que seu conteúdo não coincida com trabalhos já publicados, seja pelo mesmo autor ou por outros autores, sem o devido reconhecimento. O comitê editorial estabeleceu uma semelhança máxima de 20%, com base nos resultados do programa Turnitín; no entanto, sempre será dada aos autores e às autoras a oportunidade de revisar seus trabalhos.
Resultados da avaliação
O Conselho Editorial comunicará às/aos autoras/es o resultado da avaliação, bem como as observações e os comentários das/os revisoras/es, caso sejam necessárias correções ou modificações.
Dependendo do caso, a decisão pode ser:
- Aceito para publicação: o artigo é aceito como está, sem a necessidade de revisões adicionais.
- Aceito para publicação com modificações: o artigo será publicado assim que o autor incorporar as alterações recomendadas. O prazo para modificações menores será de 15 dias, e para modificações maiores de 20 dias. Os/as autores/as deverão enviar a nova versão sob o mesmo registro do (OJS).
- Rejeitado: o artigo não será publicado na versão enviada.